admin

_

N/A

27-04-20

155 Acessos




Usar ou não máscara ainda continua a ser um assunto polémico. Contudo, se opta por utilizar o objeto saiba como pode tirar o máximo partido do mesmo antes de o deitar fora.

Máscaras que não sejam do modelo N95 e FFP3 podem ser sim reutilizadas e não devem ser descartadas após uma única utilização.

Ou seja, a recomendação, de acordo com o Serviço Nacional de Saúde britânico (NHS), é válida para máscaras de pano (inclusive máscaras feitas em casa, bandanas e lenços).

Se lavar a máscara a uma temperatura acima dos 60 graus centígrados e a secar adequadamente, da mesma forma que o faz com peças como toalhas e lençóis, então o objeto de proteção poderá ser usado novamente.


Quão mais elevada for a temperatura a que lava as máscaras, maior a probabilidade de aniquilar quaisquer resquícios do novo coronavírus que podem ainda estar presentes no tecido.

A maioria dos vírus infecciosos não sobrevive a temperaturas acima dos 60ºC, como tal deverá optar por usar esses programas de lavagem para items que alojam germes e bactérias em quantidades elevadas e que são lavados com menos frequência, assim como panos de cozinha, roupa de cama, toalhas de banho, cachecóis, lenços, luvas ou roupas de criança.

Se entretanto já adquiriu máscaras consideradas de alta qualidade - N95 e FFP3 - e normalmente utilizadas por profissionais de saúde nos hospitais, pode lavá-las porém o processo irá degradá-las mais rapidamente.


In Notícias ao Minuto

Sorry, comments are unavailable..